ABRALEITE participa do I Workshop da Iniciativa BNDES e MAPA de Produção de Carne e Leite Bovinos de Baixo Carbono


No dia 18 de setembro de 2024, aconteceu na sede da FGV, em São Paulo, o I Workshop da Iniciativa BNDES e MAPA de Produção de Carne e Leite Bovinos de Baixo Carbono. O evento reuniu representantes de entidades importantes do setor agropecuário, incluindo a ABRALEITE, que participou com uma delegação composta pelos seguintes membros: Geraldo Borges, Presidente, Roberto Jank Jr, 1º Vice-presidente (representado por Diana Jank), Carlos Alberto Pasetti, Conselheiro, José Henrique Jacarini, Conselheiro, Leonardo Moreira, Diretor Jurídico, Luiz Otávio Motta, Conselheiro, Maria Antonieta Guazzelli, Diretora de Comunicação e Marketing, Mário Antônio Porto Fonseca, Conselheiro, Mário Malta Campos Dotta e Silva, Diretor Secretário e Wander Carvalho Bastos, Diretor Técnico.


O principal objetivo do workshop foi discutir e coletar contribuições técnicas para o desenvolvimento de uma Calculadora de Análise de Ciclo de Vida (ACV). Esta ferramenta visa mensurar as emissões de carbono na produção de carne e leite bovinos, contribuindo para uma agropecuária mais sustentável e alinhada às demandas de redução de emissões.
O evento é fruto de uma parceria entre o BNDES, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), e empresas como FGV, Imaflora, Agrotools, WayCarbon, WRI, e DSM, que trabalham em conjunto para garantir o sucesso desta iniciativa.
Com um caráter técnico, o workshop focou em discussões abertas e na coleta de sugestões dos participantes. Esses insumos são essenciais para a criação de uma ferramenta eficaz e adequada às necessidades do setor brasileiro de carne e leite. A Calculadora ACV promete ser um marco na geração de créditos de carbono e no fomento a práticas agropecuárias de baixo carbono.


Guilherme Bastos, Coordenador do Centro de Estudos do Agronegócio, destacou a importância da participação da ABRALEITE e do segmento leiteiro no evento. Ele ressaltou a expectativa em torno do lançamento da Calculadora ACV, que foi desenvolvida a pedido do MAPA. “Foi muito importante recebermos as contribuições do setor para uma calculadora que pretende ser um marco no tema da geração de créditos de carbono e no fomento a práticas agropecuárias com baixa emissão de carbono”, afirmou Bastos.


Bastos também mencionou a relevância da contribuição contínua das instituições, especialmente da Embrapa, para a atualização dos fatores de emissão e métricas que garantirão o funcionamento da ferramenta. Além disso, destacou o papel da calculadora na conexão com políticas públicas e incentivos do mercado para produtores que investem em práticas sustentáveis e de baixo carbono.


“O workshop realizado ontem em São Paulo foi muito importante para permitir que os representantes de pecuaristas, laticínios e frigoríficos pudessem conhecer e contribuir com o desenho da ferramenta de avaliação de emissões da produção de carne e leite bovinos”, afirmou Artur Milanez Gerente Setorial do Departamento de Agroindústria do BNDES.


O Diretor técnico da ABRALEITE Wander Bastos concluiu: “Importante estarmos acompanhando a construção dessa ferramenta que irá medir a pegada de carbono de nosso setor produtivo, e mais importante ainda sabermos fazer uso correto, iremos trabalhar para que o balanço do carbono seja justo, que sejam usados dados dos trópicos e que seja consideradas boas práticas agropecuárias entre outros.”


O evento marcou um importante passo para o futuro da produção sustentável de carne e leite no Brasil. A presença e contribuição da ABRALEITE reforçaram o compromisso do setor com a redução das emissões e a promoção de uma agropecuária mais responsável.

Por Agência Agrovenki