Projeto de Lei que restringe importação de Leite avança na Câmara

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou, por unanimidade, o parecer do deputado Covatti Filho (PP-RS) sobre o Projeto de Lei 9044/17 que estabelece a obrigatoriedade de adoção de medidas de restrição às importações de leite in natura, leite em pó e soro do leite em pó, alterando dispositivos da Lei no 12.651.

O projeto de inciativa do presidente e deputados membros da Comissão de Agricultura, Sérgio Souza (PR), Evair de Melo (ES) e Zé Silva (MG), e que contou com a contribuição da Diretoria Institucional da ABRALEITE, determina a obrigatoriedade da adoção, por parte da Câmara de Comércio Exterior (CAMEX), de medidas de restrição às importações de produtos de origem agropecuária ou florestal produzidos em países que não observam normas e padrões de proteção do meio ambiente compatíveis com os estabelecidas pela legislação brasileira.

Um dos autores deste Projeto lembra que as commodities agrícolas têm papel de destaque em nossas exportações, mas com frequência o produtor brasileiro enfrenta condições desiguais em relação aos concorrentes de países com menores exigências relativas à manutenção de reservas legais de vegetação nativa, irrigação de lavouras, uso de agroquímicos, logística reversa de embalagens, entre outros aspectos.

Assim, enfatiza o Relator, “milhares, senão milhões de produtores brasileiros poderão se livrar da concorrência desleal e da incerteza sobre volumes a serem importados a cada ano, afetando sobremaneira os resultados da sua atividade econômica”.

A proposta, que é apreciada em caráter conclusivo, será analisada pela Comissão de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e, em seguida, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Dessa forma, o projeto não precisa ser votado em Plenário.

Categorias: Documentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Documentos

Vejam os Projetos de Lei e projetos em estudo que favorecem os produtores de leite no Brasil

16 PROJETOS DE LEI QUE TRAMITAM NO CONGRESSO, QUE BENEFICIARÃO PRODUTORES DE LEITE, QUE SÃO ACOMPANHADOS PELA ABRALEITE E 2 PROPOSIÇÕES DE PROJETOS DE LEI FEITAS PELA ABRALEITE  PROJETOS DE LEI DE INTERESSE DA ABRALEITE, Leia mais…

Documentos

ABRALEITE PARTICIPA DE REUNIÃO COM BNDES E APRESENTA PROGRAMA

A ABRALEITE participou ontem (19/12/17) de reunião convocada pela Diretoria de Agronegócios do BNDES, para tratar das ações e programas do Banco, em benefício do sistema de produção de leite. Na oportunidade a ABRALEITE apresentou Leia mais…

Documentos

RESPOSTAS DO MAPA E DO BB SOBRE PRORROGAÇÃO DOS FINANCIAMENTOS

Desde o anúncio do ministro da agricultura, Blairo Maggi, no dia 22/11/17, que haveria a prorrogação do prazo para pagamento de financiamentos referentes a custeios agrícolas e investimentos aos produtores de leite, a ABRALEITE vem Leia mais…